Idioma
Categoria
Pesquisar

Ultrabook x Notebook

O que é um ultrabook? Qual a diferença para um notebook? Qual a melhor opção

Em Artigos Por Rudi Drusian Lange
Publicado em
Última atualização

Você sai de casa disposto a comprar um novo notebook pois o seu já está velhinho. Qual notebook vou comprar?

Humm eu vou querer um com bastante memória(o velho só tinha 2G agora eu quero 4GB, ou quem sabe 8GB) . Também vou querer um HD bem grande, 1TB? Deve ser suficiente para guardar tudo, e se não for eu tenho aquele HD externo. O que mais? Uma placa de vídeo boa, para que eu possa brincar um pouco com o photoshop e fazer aquelas montagens legais dos meus amigos, e também quem sabe um game. Bom acho que é isso. Ahhh lógico tem que ser bem bonito, não muito grande mas também não muito pequeno.

Ao chegar na loja, um susto! A sessão de notebooks continua lá, mas bem ao lado tem uma nova sessão, com a inscrição “Ultrabooks”. A princípio você não vê muita diferença, eles parecem mais finos e mais elegantes, mas não são só notebooks mais bonitos? Precisa mudar o nome só pra isso?

Não é só isso. Agora você tem algo a mais para pensar na hora da compra de um novo computador portátil. Notebook, que é sinônimo de laptop, é um computador portátil, possui todas as funcionalidades de um computador em um único equipamento, hardware, monitor, teclado e mouse. Além disso ele deve possuir uma bateria, possibilitando a utilização sem estar ligado na energia. Os notebooks possuem diversos pesos e tamanhos.

E os netbooks? Estes são notebooks menores, tanto em tamanho, quanto em capacidade e velocidade. Diminui-se o tamanho sacrificando a performance em detrimento da portabilidade.

Então, What the hell is Ultrabook !!! Ultrabook é a evolução do notebook. A primeira impressão você poderá diferenciá-lo pela espessura, bem mais fina, o tamanho máximo permitido para que um equipamento possa ser chamado de ultrabook é de 1” (2,54cm), você encontrará modelos com menos de 2 cm, é realmente muito fino. Porém deixar o notebook mais fino é moleza, então qual foi o desafio? O desafio foi ao deixá-lo mais fino e mais portátil, ainda aumentar seu desempenho. E para tornar isto possível foram introduzidos novas unidades de armazenamento chamadas de SSDs, na verdade a única novidade é a presença deles em Notebooks populares denominados Ultrabooks, o SSD é a evolução do HD, porém seu alto preço não possibilita a substituição total da tecnologia sem tirar o produto final da prateleira e colocá-lo no pedestal.

Assim a solução apresentada pela Intel - alias este é outro requisito básico para poder ser chamado de Ultrabook, possuir hardware Intel, pois a tecnologia foi idealizada pela empresa – foi a introdução do Intel Smart Response(ISR), solução capaz de utilizar pequenas unidades SSDs que possuem um custo acessível, em unidades de cache, assim o Ultrabook passa a armazenar todos os aplicativos e arquivos mais utilizados na Unidade SSD, possibilitando ligar o ultrabook, sendo do estado desligado ou voltando de uma hibernação, em poucos segundos, certamente dependerá do restante das configurações do dispositivo, mas podemos falar em uma média entre 5 e 10 segundos como algo muito real. Este mecanismo também melhora o desempenho ao abrir programas, ou ao acessar a internet, também para jogos. Tudo dependerá do perfil do usuário, sempre os aplicativos e arquivos mais utilizados serão armazenados em cache, isto significa que a experiência de alto desempenho aumenta com o tempo de utilização do ultrabook, com a tecnologia ISR “conhecendo” melhor o usuário.

Tem mais alguma coisa que devo saber? Sim, os ultrabooks devem possuir uma autonomia maior do que as dos notebooks, possibilitando utilizá-los por horas antes de precisar carregar novamente. Com utilização normal, sem rodar jogos ou aplicativos de alto processamento, a autonomia mínima deve ser de 5 horas.

Também deve-se ter em mente que a tecnologia Intel Smart Response e os SSDs não são exclusivos dos ultrabooks, eles podem ser utilizados em um computador desktop, porém são itens obrigatórios para merecer o nome ultrabook.

Uma tendência que não esta na lista dos requisitos, mas que certamente irá se tornar muito comum, é a versatilidade dos ultrabook, que já possuem modelos com touch screen giratórias, transformando os ultrabooks em tablets com pequenos movimentos suaves. Os novos sistemas operacionais mais famosos, como o Linux Ubuntu e o Windows 8 já estão evoluindo baseados na interação do usuário com telas touch.

Pelo menos por enquanto, você continuará comprando o seu computador com as mesmas premissas anteriores, ou seja, tamanho do HD(eles continuam lá, 500G, 1TB etc), processador (i3, i5, i7 etc), placa de vídeo(onboard, offboard, nvidea, radeon etc.), tamanho(13”, 14”, 15” etc), memória (2G, 4G, 8G etc). E agora você também pode escolher um modelo mais fino, elegante, rápido, com maior autonomia, tela touch. Os preços já estão igualando aos notebooks, pelo menos nos modelos mais simples, o que deve em um futuro muito próximo deixar os notebooks obsoletos.

  • Requisitos Ultrabook
  • Tamanho máximo 1”, 2,54cm
  • Possuir unidade SSD
  • Possuir a tecnologia Intel Smart Response(ISR)
  • Iniciar e acordar da hibernação muito rápido, em segundos
  • Alta autonomia, no mínimo 5 horas.