Idioma
Categoria
Pesquisar

Configurando e usando Slackpkg

Ferramenta de instalação e atualização de pacotes no slackware através da rede

Configurando e usando Slackpkg
Em Terminal Por Rudi Drusian Lange
Publicado em
Última atualização

O slackware não possui uma ferramenta padrão que possibilite a instalação e atualização de pacotes através da rede, você deve fazer o download do pacote e instalá-lo com o comando installpkg ou atualizá-lo com upgradepkg. O slackpkg possibilita que você faça o download e instale em um único comando além de facilitar o processo de atualização de pacotes e de novas versões da distribuição.

Instalando

Faça o download em www.slackpkg.org e instale com o comando installpkg.

# Shell

# Download
wget https://slackpkg.org/stable/slackpkg-2.83.0-noarch-4.txz

# Instalação
installpkg slackpkg-2.83.0-noarch-4.txz

Escolhendo um repositório

Depois de instalado será preciso escolher um repositório, somente um é permitido, a partir do qual os pacotes serão baixados. Edite o arquivo /etc/slackpkg/mirrors, ele já traz diversos repositórios que você pode utilizar retirando o sinal de comentário # ou você pode adicionar um repositório manualmente. São suportados repositórios HTTP e FTP.

Para adicionar repositórios de terceiros(não oficiais) e estender as funcionalidades do slackpkg utilize o plugin slackpkg+.

Exemplo de um repositório do Brasil para a versão 14.2 64bit:

/etc/slackpkg/mirrors

ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware64-14.2/

No final da URL do repositório você deve definir a versão do Slackware que esta utilizando, neste caso é a versão 14.2 64bit. Para a versão 32bit seria /slackware-14.2/. Caso queira manter seus pacotes mais atualizados é possível utilizar a versão current, onde são disponibilizados novos pacotes constantemente, porém você poderá enfrentar problemas já que a versão current é disponibilizada sem exaustivos testes como é feito em versões finais. Para utilizar esta versão, complete a URL do repositório com /slackware64-current/ para 64bit e /sackware-current/ para 32bit.

Escolhido o repositório agora é hora de atualizar a lista de pacotes através do comando:

# Shell

slackpkg update

Somente a lista de pacotes disponíveis será atualizada para quando usar o comando slackpkg para instalar ou atualizar pacotes sempre sejam utilizados os mais recentes. Este comando deve ser executado periodicamente para atualizar esta lista o que incluí correções de segurança.

Pesquisar

# Shell

slackpkg search pacote

Todos os pacotes com o nome do arquivo digitado serão exibidos assim como seus status, mostrando se esta instalado ou não e caso não será possível instalá-lo com o comando install.

# Shell

slackpkg file-search arquivo

Enquanto utilizando o parâmetro search pesquisa pelo nome do pacote a opção file-search irá procurar por qualquer nome de arquivo que pertença ao pacote, o que pode ser útil quando não se sabe o nome do pacote mas se conhece algum comando ou arquivo de configuração deste.

Instalar

# Shell

slackpkg install pacote

Com este comando será feito o download e a instalação. Você também pode utilizar o nome parcial para baixar e instalar todos os pacotes que contenham o mesmo padrão, por exemplo slackpkg install kde irá retornar uma lista com todos os pacotes do kde que não estejam instalados, nesta lista deixe selecionado os pacotes que deseja instalar.

Atualizar

Funciona da mesma forma do comando install com a diferença que atualiza o pacote já instalado.

# Shell

slackpkg upgrade pacote

Reinstalar

Em caso de uma instalação defeituosa é possível reinstalar o pacote.

# Shell

slackpkg reinstall pacote

Remover

Desinstala o pacote. Uma lista será exibida para confirmação, é possível remover vários ao mesmo tempo desde que atendam a um padrão, por exemplo kde.

# Shell

slackpkg remove pacote

Blacklist

Adiciona o pacote na blackist, este ainda aparecerá nas pesquisas mas não será instalado, atualizado ou removido com o comando slackpkg. Para remover um pacote da blacklist é preciso editar o arquivo /etc/slackpkg/blacklist e remover a linha com o nome do pacote.

# Shell

slackpkg blacklist pacote

Download

Faz o download do pacote sem instalá-lo. Os pacotes baixados estarão no diretório /var/cache/packages e ficarão disponíveis para instalação via comando install no disco local.

# Shell

slackpkg download pacote

Informações

Mostra informações sobre o pacote, como tamanho compactado, descompactado, descrição etc.

# Shell

slackpkg info pacote

Limpando o sistema

Remove todos os pacotes que não fazem parte da instalação padrão do Slackware, isto é, pacotes que não estão na lista oficial. Com este comando é possível limpar o seu sistema removendo pacotes de terceiros que estejam instalados assim como pacotes que forem removidos da lista oficial do Slackware. Se houver pacotes de terceiros que deseje manter no sistema você pode colocá-los na blacklist, assim eles não serão removidos. Este comando também é útil em caso de uma atualização de versão do Slackware, suponha que você atualize da versão 14.1 para a current, os pacotes da versão 14.1 que não forem mais utilizados na versão current serão removidos.

Cuidado! Você irá remover todos os novos programas desde a instalação original do sistema. Só use se souber o que esta fazendo.

# Shell

slackpkg clean-system

Instalar novos

Instala pacotes que forem adicionados a distribuição slackware, geralmente usado ao atualizar de uma versão para outra da distribuição ou se você estiver usando a versão current que disponibiliza novos pacotes.

# Shell

slackpkg install-new

Atualizar todos

Atualiza todos pacotes instalados que tiverem uma nova versão disponível, é a melhor forma de manter o sistema atualizado. Se estiver atualizando de uma versão da distribuição par outra mais nova ou se estiver usando a versão current lembre-se de utilizar o comando install-new antes do upgrade-all, isso porque ao atualizar um pacote ele pode precisar de uma dependência que não existia no sistema anteriormente, assim primeiro instala-se os novos pacotes e depois atualiza os já instalados.

# Shell

slackpkg upgrade-all

Para mais informações digite man slackpkg.